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 Público interno

 

102-8, 102-41

A IP reconhece que seu maior ativo são as pessoas, as quais diariamente exercem o melhor de si para alcançar os objetivos de todos. A gestão de talentos é algo indispensável para o alcance das metas da companhia, e está presente em todas as suas ramificações. A área de Recursos Humanos é responsável por fazer essa gestão e dar suporte aos líderes no desenvolvimento de cada profissional, independentemente de sua função ou tempo de atuação.

A IP Brasil encerrou o ano de 2017 com 5.395 profissionais e 5.531 prestadores de serviço. Esses nú­meros revelam uma redução de aproximadamente 4,2% no quadro funcional da empresa, em relação ao ano anterior (em 2016, o total de profissionais e de prestadores de serviço da companhia era de 11.415 pessoas).

 

Todos os profissionais da IP têm contrato de trabalho de período integral e por prazo indeterminado ou permanente. Eles dividem-se em 85,5% de homens e 14,5% de mulheres, concentrando-se majoritariamente na unidade de Mogi Guaçu, no estado de São Paulo.

 

Mais de 90% dos prestadores de serviço da IP Brasil são profissionais de empresas terceirizadas contratados para período integral. Contratações de autônomos são realizada em caráter excepcional, para contemplar a

espe­cificidade de alguns serviços.

 Saúde e segurança

403-2 | 403-4

Na IP, a segurança dos profissionais, prestadores de serviço e visitantes está acima de qualquer outra responsabilidade, constituindo um valor enraizado em todos os níveis da companhia. A IP acredita que, após um dia de trabalho, todos devem voltar seguros para seus lares, e o desafio de manter um ambiente livre de acidentes requer esforço, dedicação e muita atenção aos procedimentos e às normas estabelecidas para a execução de cada tarefa.

 

A IP Brasil mantém comitês formais dedicados à segurança, sendo o principal deles a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que abrange todos os profissionais. Ele é complementado pelos Comitês de Segurança (Comseg) e pelos Diálogos Diários de Segurança (DDS), reuniões diárias nas áreas produtivas para ampla discussão do tema segurança. A companhia mantém ainda o Conselho de Segurança da área de Manufatura e o Conselho de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, que conta com a participação da Diretoria da IP Brasil. Mais de 90% dos profissionais da empresa integram comitês de saúde e segurança. Os prestadores de serviço integram os comitês relativos à sua respectiva empresa, porém, os trabalhos sempre são desenvolvidos em parcerias.

Programa My Positive

Na área de Segurança, um dos destaques da IP é o programa MyPositive, que  abrange todos os profissionais de fábrica. Por meio da ferramenta Safety Observation System Positive, todos os profissionais podem registrar observações comportamentais e de condições ligadas à segurança, considerando-se todos os programas de saúde e segurança da IP. Ao realizar suas observações mensais, cada profissional ajuda a monitorar e orientar seus colegas quanto aos programas existentes na área.

Programa LIFE – Life-changing, Injury and Fatality Elimination

O programa LIFE – Life-changing, Injury and Fatality Elimination, que em português pode ser entendido como Eliminação de Fatalidades e Acidentes que Causam Impacto à Vida, tem como meta atingir zero acidente na IP, elevando a performance de segurança da companhia aos melhores níveis.

 

O LIFE envolve não somente renovar os conceitos e boas práticas de segurança, mas também oferecer treinamento e orientação sobre as causas e medidas corretivas para eliminar os mais sérios acidentes, com o objetivo de preveni-los de maneira sustentável.

Principais causas de acidentes LIFE

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Indicadores Preventivos de Segurança

Com um ano de atuação, a implementação dos Indicadores Preventivos de Segurança (Safety Leading Indicators), trouxeram resultados que  permitiram à companhia uma visibilidade proativa sobre as práticas e procedimentos que podem impedir um acidente. Os sete indicadores enfatizam de forma consistente os elevados padrões de segurança em toda a empresa, com um inevitável impacto positivo na redução dos índices de incidentes.

 

Em 2017 reduzimos em aproximadamente 8% o total de ocorrências nas unidades da IP Brasil em relação a 2016, tendo redução 4% para ocorrências sem afastamento e 18% para ocorrências com afastamento. Esses números demonstram os esforços diários juntamente com a aplicação dos programas e procedimentos que são realizados para se manter um ambiente livre de acidentes nas unidades da IP Brasil.

Saúde e segurança em números

403 - 2

28

25

24

11

6

9

2016

2015

2017

Sem Afastamento

Com Afastamento

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Quantidade de Ocorrências –

Saúde e Segurança

PAPEL e Embalagem

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 Fornecedores

Na IP Brasil, os esforços de aquisição de materiais equipamentos e serviços baseiam-se em requisitos específicos para atender às necessidades de negócios da companhia, sempre com a seleção de fornecedores que compartilhem seu compromisso com a segurança, a responsabilidade e a sustentabilidade.

Obs.: - A IP não dispõe do mapeamento completo dos fornecedores por região, que por isso não será divulgado neste relatório.

- Os fornecedores mais críticos do ponto de vista socioambiental estão sendo identificados no Supplier Risk Committee.

Código de Conduta dos Fornecedores

102-16

A IP Brasil empenha-se em selecionar parceiros comerciais respeitáveis, comprometidos com elevados padrões éticos na condução de seus negócios, com ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com a proteção dos direitos humanos e da dignidade, com a proteção do meio ambiente e com a conformidade legal.

 

Todos os fornecedores da IP Brasil devem atuar em plena concordância com o Código de Conduta dos Fornecedores, documento que sumariza as exigências da empresa em diversos aspectos da sustentabilidade e que é parte integrante de todos os pedidos de compra emitidos e contratos assinados. O Supplier Risk Committee, comitê formado por equipe multidisciplinar dedicado a avaliar os fornecedores nas questões de sustentabilidade é responsável por analisar casos conforme demandas e ocorrências.

 

 Clientes

102-9

O relacionamento da IP com seus clientes é permeado pelos princípios da transparência, da excelência operacional e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Com o cuidado de se manter relevante perante esse público, a companhia busca acompanhar o negócio de cada cliente para oferecer o melhor atendimento, o melhor produto e a melhor rentabilidade. A área Comercial é responsável por elaborar e executar a estratégia comercial do negócio, com ética, eficiência e qualidade, fortalecendo as marcas da companhia e garantindo seus resultados sustentáveis.

 

Pesquisa de satisfação

102-43, 102-44

A cada dois anos, a IP realiza uma pesquisa de satisfação dos clientes, contando com a contratação de uma empresa especializada no segmento de pesquisas para entender o que é valor para os clientes e identificar como a companhia está posicionada em relação a esses atributos. Seu objetivo é mensurar o grau de satisfação dos clientes; compreender quais atributos apresentam maior impacto na satisfação geral com a IP; e determinar de forma eficaz quais atributos devem ser monitorados perio­dicamente e sobre quais se deve agir.

 

Após a realização da pesquisa, os resultados são compartilhados com as áreas envolvidas; os planos de ações são compilados, indicando respectivos responsáveis e prazos; e o resultado da pesquisa e os planos de ação são compartilhados com a liderança da empresa. Ao longo do ano intermediário os planos da pesquisa são acompanhados, garantindo a execução das ações.

 

Sociedade

413-1

Em 2017 a companhia celebrou 10 anos de atuação do Instituto International Paper, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que realiza ações socioambientais nas comunidades onde a empresa atua.

 

O Instituto trabalha para mobilizar a comunidade, seus parceiros e profissionais em torno de programas de educação e responsabilidade socioambiental. Desta maneira, colabora para o fortalecimento das ações nas comunidades, fomentando o desenvolvimento sustentável onde atua.

 

Em 2017, suas ações beneficiaram diretamente mais de 13 mil pessoas, com um investimento de R$ 1,18 milhão em Responsabilidade Social Corporativa, exe­­cutando 6 projetos.

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