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A IP reconhece a importância de alinhar as necessidades de seus negócios com as necessidades do mundo, assumindo um compromisso de enfrentar os desafios da sustentabilidade com transparência, sempre em busca da melhoria contínua. Assim, em 2011, a companhia definiu 12 metas voluntárias para melhorar seus impactos nas pessoas e no planeta. Assumindo o ano de 2020 como prazo para seu cumprimento e tendo o ano de 2010 como base, todas as metas são globais, e as diferentes unidades da IP contribuirão com cada uma de acordo com seus diferentes potenciais.

O Código de Conduta da IP apresenta todos os princípios éticos, de integridade pessoal e compliance que são fundamentais para a companhia. Suas normas são aplicáveis em todos os países em que a IP conduz seus negócios, abrangendo pontos como as relações com o governo e a comunidade, o combate à corrupção, o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais, os negócios internacionais e os direitos humanos. Garantir o cumprimento de padrões éticos e legais é fundamental para que a companhia execute suas operações de maneira plena, pois seu maior ativo são as pessoas, e suas decisões impactam no desenvolvimento organizacional e social.

A IP estabelece um conjunto de políticas e diretrizes que orientam a governança corporativa, definindo critérios de composição da liderança, princípios para transações comerciais, informações sobre suas estruturas, entre outros.

A IP acredita que realizar suas operações seguindo todos os padrões éticos e legais garante a seus públicos de interesse uma maior transparência e elimina qualquer possiblidade de envolvimento com casos de corrupção. Para garantir as práticas adequadas, a empresa se baseia na política interna Conformidade com Legislação Anticorrupção. Essa política estabelece diretrizes para condutas e procedimentos relativos a pagamentos ou promessa de pagamentos, em espécie ou por outras formas, feitos a particulares ou funcionários dos governos municipal, estadual ou federal, em nome da IP, além de definir requisitos para a manutenção dos registros relacionados à prestação de contas referentes a tais pagamentos.

A IP oferece um canal confidencial, deno­­minado HelpLine, para que seus profissionais, contratados, representantes co­­­merciais, fornecedores e o público em geral apresentem preocupações relacionadas a potenciais violações de políticas corporativas e de compliance. Através desse canal, os usuários também recebem orientações e aconselhamentos sobre comportamen­tos éticos e legais. Para o público interno, o HelpLine é um canal de relato complementar aos que já existiam. Para acessá-lo, basta obter um código disponível na intranet e no site da companhia.

102-16

POLÍTICAS GLOBAIS

DE GOVErNANÇA

CÓDIGO DE CONDUTA

COMBATE À

CORRUPÇÃO

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

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